Publicado em

Mochilão por Curitiba, cafeterias de café especial e baristas campeões – Parte I

curitiba-em-desenho-fonte-esmael-moraes

Curitiba (CWB) é sem dúvida uma das cidades mais charmosas do Brasil, um friozinho gostoso, cheia de cafeterias, chocolaterias, cervejarias e muito rock.

Esse post é para você CoffeeLover que mora  em CWB ou que está de passagem. Ir nessa cidade sem passar em alguma dessas cafeterias, seria um pecado.

Minha estadia por lá foi no periodo de 10/03 ao 17/03, fiquei em ótimos cuidados com meus hosts Geanderson e Izabelle que não teria casal melhor para me receber por lá.

Moka Clube

Primeira parada em Curitiba foi nesse espaço de assinatura de café especiais. Um lugar que contei os dias para conhecer. Sempre entrava no instagram do Moka para ver o movimento por lá, e quando cheguei, já sabia a localização e os dias que recebiam visitas.

História

Moka Clube é o primeiro clube de assinatura de cafés especiais no Brasil. Fundada em 2012 pelos amigos Daniel Acosta, Hugo Rocco campeão Brasileiro de Aeropress e Rafael Bassetto.

Mais especificamente é um serviço de assinatura de cafés especiais que entrega, todos os meses, cafés selecionados e recém-torrados a seus integrantes. Na prática, é uma curadoria especializada, pois eles pesquisam e selecionam grãos de qualidade em todo o país, depois torram e enviam para seus clientes.

moka-clube-daniel-acosta-campeao-latte-art-e eu-juliana-felix-assinatura-cafe-especiais-curitiba
Daniel Acosta campeão de Latte Arte e eu

Fui muito bem recebida pelo Daniel Acosta barista campeão em Latte Art (figuras feitas na superfície de bebidas feitas à base de café espresso), apesar de eu chegar quase na hora de fechar ele me mostrou como é o espaço, a maquina de torra, eles oferecem cursos e ainda tive o prazer de beber um ótimo café coado que ele fez no método coador Z (clique aqui para conhecer), e o café foi da Fazenda Santa Maria do Boa Vista, região Alta Mogiana, Obatã Vermelho, uma torra média e a 1000 m de altitude.

Amei conhecer o pessoal do Moka Clube, o que eles tem de vivência com café tem de pessoas incríveis.

Local e Horário

Apenas Sábado das 09h às 12h.

Café do Viajante

cafedoviajante-curitiba-fonte-nao-se-repete
Interior do Café do Viajante. Fonte: Não se Repete/ Hingrid

Parada indispensável para viajantes e coffeelovers, você vai se sentir em casa, um lugar aconchegante, decoração cheia de detalhes e nas paredes tem uma exposição de fotos incríveis que um dos Sócios – Um Viajante tirou de vários lugares do mundo.

O barista da casa está de parabéns, fez um ótimo espresso com blend da casa elaborados com três tipos de grãos: Bourbon Amarelo, Catuaí Amarelo e Catuaí Vermelho, dois primeiro de Minas Gerais e o ultimo do norte do Paraná.

Meu pedido foi um espresso e um combo de pães de queijo.

Eu estava na companhia da minha anfitriã Izabelle, só ela mesmo para tomar muitos cafés e me acompanhar em tamanha jornada de muitas degustações pelas cafeterias que passamos, foi show :D.

E agradeço o Diogo Fernandes e sua equipe por ter nos recebido tão bem em sua cafeteria.

Local e Horário

Segunda-feira: Fechado!
Terça a sexta: 12h às 20h
Sábados e Domingos: 14h às 20h

Barista Coffee Bar

barista-coffee-bar-curitiba-cafe-espresso-campeao-leo-moço (1)
Hall de entrada no Barista Coffee Bar.

Gostei da pegada minimalista. O espaço é comandado pelo casal Léo Moço e Estela Cotes – bi-campeão brasileiro de barista e campeã brasileira de preparo de café.

Na cafeteria você faz seu pedido no balcão e logo é servido, tem uma água aromatizada que é servida pela casa e gostei muito. Apesar deles terem errado meu café, o barista consertou no mesmo instante.

Os grãos utilizados no Barista vem do projeto Red Foot, criado por Léo Moço em 2015. Nele, o barista e mestre de torra ajuda pequenos produtores da região de Cambira, no centro-norte do Paraná, a melhorar a qualidade nos processos em busca do melhor resultado na xícara. Leia mais em BemParana.

O Barista Coffee Bar, a casa trabalhará mais com rótulos nacionais.

Ahhh, e não conheci o Léo Moço nem a Estela Cotes pessoalmente, ainda. Quero ter pelo menos o prazer de sentir o sabor de um bom café feito pelo(a) barista campeã(ão). Enfim…

Local e Horário

Segunda a sábado das 8h às 20h e aos domingos e feriados, das 10h às 20h.

4 Beans Coffee Co.

Carinhosamente chamada de Forbes.

O que é?

A 4BEANS Coffee Co. é uma microtorrefação de cafés especiais.
Possui quatro sócios: Otávio Linhares, Amanda Lafayette, Hida Lambros e Juca Esmanhoto, onde tive o prazer enorme de conhecer 3 deles. Eles trabalham juntos para produzir seus próprios cafés e ter autonomia na compra, torra e venda de cafés para clientes de todo o Brasil.

Proposta deles

Levar ao público consumidor um pouco do conhecimento adquirido desde 2003 trabalhando no mercado de cafés especiais, focando única e exclusivamente na qualidade do produto e do serviço.

@4beanscoffeeco adorei conhecer esse lugar tão aconchegante por dentro. É uma microtorrefação de cafés especiais. Pelo nome da pra sugerir que são quatro sócios: Otavio Linhares, Amanda Laffayette, Hida Lambros e Juca Esmanhoto. Tive o prazer de conhecer 3 deles. Eles trabalham juntos para produzir seus próprios cafés e ter autonomia na compra, torra e venda de cafés para clientes de todo o Brasil. . . #coffee #cafecoado #café #tourcoffee #coffeetour #café #coffeetime #curitiba #curitibacool #coffeetime #goodmorning #elcafeconcuerda #coffeequotes #coffeeart #breakfast #allyouneediscoffee #ilovecoffee #coffeegirl #coffeegram #igerscoffee #igers #goals #happiness #torra #trip #espresso #coffeegram #coffeeoftheday #coffeeholic #instacoffee #caffeine #coffeefilter

A post shared by Juh Felix ☕✈🙏 (@juliana.felix.nunes) on

Os clientes são servidos na janela, até invadi o espaço pra tirar fotos porque achei a decoração interior muito amorzinho, é decorado com suculentas suspensas e samambaias, pastilhas de cerâmica brancas, toca disco, maquina de torra, maquina de espresso, métodos coados e sacos de café. Lá possui diversas opções de cafés que são torrados lá e a equipe te explica gentilmente as características de cada um, uma boa para presentear amigos amantes de café.

Quem cuida da torra é a designer Amanda Lafayette, que aprendeu tudo sobre café enquanto morava na França, onde provou uma infinidade impossível de ser listada. No entanto, ela não esconde o seu amor pelos grãos brasileiros, que são os que ela serve. Ela também é dona de uma coleção de vinis antigos que embalam o clima do lugar.

O que era para ser uma parada rápida, apenas provar um café – escolhi o do Sítio Santa Rita (catuaí vermelho, 1050 m de altitude) – acabei estendendo, conversando com a Ana Beatriz que me atendeu e deu várias dicas de outros lugares que eu não poderia deixar de conhecer de café especial na cidade e me indicou um curso que eles oferecem – contarei em outro post sobre o curso que fiz de métodos coados com a Amanda.

É… Atrás daquela janela existe muito conhecimento e autenticidade, e a equipe não faz cerimônia para dividir a sua experiência com os clientes.

forbes 360º pela lente da @juliana.felix.nunes ❤

A post shared by 4BEANS Coffee Co. (@4beanscoffeeco) on

Local e Horários

Bem…

Espero que tenha gostado de ler até aqui. E após visitar algumas dessas cafeterias, não se esqueça de me contar como foi a sua experiência aqui abaixo!

E para não perder post novo no blog, acompanhe nossas redes sociais.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *