Publicado em

Campus Party Brasil 10 edição – Empreendedorismo

Campus Party Brasil – 10 anos

A Campus Party é a maior experiência tecnológica do mundo. Você sabe o que é isso? É de mais!!!

campus-party-brasil-10-edicao-cpbr10

Bem, para você entender, a CP é realizada desde 1997, reúne jovens geeks em um festival de inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e universo digital. Desde a sua primeira edição, na Espanha, encontrou um público tão entusiasmado que cresceu e se internacionalizou passando a ter, a partir de 2008, edições no Brasil, Inglaterra, Alemanha, Colômbia, México Equador e El Salvador. Em 2017, a CampusParty Brasil realizou sua décima edição em São Paulo com mais de 80 mil visitantes, 8 mil campuseiros vindos de 24 Estados brasileiros. Ao longo de uma semana, os participantes ficaram instalados em 8 mil barracas e contaram com uma internet de 40 gigabytes para aproveitar mais de 700 horas de atividades e conteúdos.

The Big Hackathon

The-big-hackathon-campus-party-brasil-10

Iniciativa em parceria com PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), que tinha como objetivo desenvolver soluções tecnológicas para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU, e também fomentar o empreendedorismo inovador.

Eu não acompanhei muito os hackthons, mas era uma galera muito animada e cheia de ideias para mudar o mundo.

Empreendedorismo

Ahhh!!! Essa é a parte que eu mais me interesso e faz meu coração bater forte. Gastei horas naqueles standes andando entre as 160 startups.

startup-maker-campus-party-brasil-cpbr-10-2017 (15)

Uma rodada de 80 startup em growth stage nos 2 primeiros dias e depois 80 startup early stage que participaram do programa Startup&Makers cujo objetivo é impulsionar e capacitar jovens talentos e empreendedores com pelo menos um representante dos estados: BA, RJ, MA, MG, AM, BA, CE, DF, PE, ES, PR, RS, e SP.

São startups de áreas distintas como, agronegócio, comunicação, educação, entretenimento, finanças, tecnologia, saúde e varejo, foram selecionadas e tiveram a oportunidade de apresentar seus produtos, encontrar talentos, testar mercados, aprender e ensinar para um público qualificado e ávido por curiosidades. Além disso, receberam mentorias, coaching e tiveram a oportunidade de conversar com investidores e diretores de grandes empresas presentes no evento fazendo negócios.

Para entender melhor o Programa Startup&Makers Camp, são 4 eventos em um: Startup & Makers Expo, Mentorias, Palco S&M e Workshops S&M. Foram mais de 45 horas de atividades e 90 palestrantes.

Agora vou mostrar algumas startups que me chamaram atenção:

startup-maker-campus-party-brasil-cpbr-10-2017 (2)

 

O projeto delas, são para medições e alertas de resfriamento para pequenos negócios, evitando perdas de produtos resfriados sob condições de quedas de energias ou outros fatores.

Um projeto feito em impressora 3D para impressão de circuitos de plaquinhas.

Estudantes que desenvolvem protótipos veiculares de máxima eficiência, ou seja, veículos que apresentem taxas mínimas de consumação energética eles já ganharam vários prêmios aqui e até fora do país. Para saber mais do projeto acesse: http://ecoveiculo.unifei.edu.br/

Um projeto de Power over Fiber que é uma forma alternativa de levar energia elétrica para circuitos eletrônicos em situações onde os sistemas tradicionais que usam cabos de alimentação metálicos são críticos, de alto custo ou com algum risco envolvido.

startup-maker-campus-party-brasil-cpbr-10-2017 (10)

Otimiza é uma startup de Sistema de controle de compra e de uso de Vale transporte que já economizou milhões de reais para empresas em todo o Brasil.

Para saber mais da startup acesse: http://www.otimizabeneficios.com.br/

startup-maker-campus-party-brasil-cpbr-10-2017 (20)

A Dataholics oferece soluções em Marketing baseadas na detecção dos produtos e serviços mais aderentes ao perfil dos consumidores conforme as páginas que curtem e suas informações demográficas.

Para saber mais da startup acesse: http://www.dataholics.io/

startup-maker-campus-party-brasil-cpbr-10-2017 (16)

Uma startup que hospeda desde um pequeno site em ambiente compartilhado (Site Pro) a um site com milhares de acessos diários em ambiente dedicado (Cloud Sites).

Para saber mais da startup acesse: https://www.umbler.com/br

startup-maker-campus-party-brasil-cpbr-10-2017 (19)

Sensix – uma startup de acrônimo de “sensoriamento” e “pixel” foi fundada em 2015 por dois engenheiros que acreditam no potencial transformador dos drones. Sediada em Uberlândia, no triângulo mineiro, aliada a expertise em sistemas embarcados ao processamento direcionado de dados para apontar e resolver problemas na Indústria e Agricultura.

Para saber mais da startup acesse: http://sensix.com.br/

startup-maker-campus-party-brasil-cpbr-10-2017 (17)

O BATMAP é um VANT (Veiculo Aéreo não Tripulado) desenvolvido e fabricado no Brasil pela empresa Nuvem UAV e comercializado pela empresa DronEng. Seguindo padrões internacionais de qualidade, o BATMAP foi construído visando produtividade, precisão e praticidade. A assistência técnica é realizada pelo próprio fabricante, garantindo agilidade para o seu negócio.

Para saber mais da startup acesse: http://batmap.com.br/

startup-maker-campus-party-brasil-cpbr-10-2017 (18)

A BirminD Automação é uma empresa de Otimização Industrial. Nossas soluções são desenvolvidas para a melhoria de performance, atuando de maneira integrada entre diversos componentes da planta.

Para saber mais da startup acesse: http://www.birmind.com.br/

E por ultimo a cereja do bolo que foi uma surpresa encontrar entre as 160 startups, e com direito a selfie.

startup-maker-campus-party-brasil-cpbr-10-2017 (1)

A The Best Coffee in Brazil é uma Startup, fundada em junho de 2015 por amantes do café e fanáticos da tecnologia, que querem compartilhar com o mundo inteiro as diferentes variedades e qualidades do Café Brasileiro. O principal objetivo é oferecer aos compradores de café contato direto com produtores de café brasileiros em um mercado online fácil e seguro.

Para saber mais da startup acesse: https://www.thebestcoffeeinbrazil.com/

Obrigada por ler esse conteúdo.

Para me ajudar continuar escrevendo, deixe um comentário dando sua sugestão.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe esse post com seus amigos.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *